Zona Franca de Manaus e a influência das empresas japonesas

Conforme mencionado no post do restaurante Himawari de Manaus, essa é uma tentativa de uma série de posts sobre a Amazônia. Dessa vez, vamos falar sobre a Zona Franca de Manaus.

Criada em 1957 com o objetivo de estimular a economia na região amazônica, a Zona Franca passou a atrair grandes empresas para instalarem seus parques industriais em Manaus.

E um grupo de empresas se destaca: as japonesas. Honda, Toshiba, Sony, Yamaha, Panasonic e Citizen são algumas das companhias que estão instalados em Manaus.

Apesar de não ser a nacionalidade mais representada entre as empresas instaladas na ZFM, as companhias japonesas representam entre 18 e 25% do faturamento.

Instalados desde os anos 1970 na região, os empresários nipônicos buscam ampliar sua presença no país e alcançar novos mercados. Por isso, vêem na ZFM, através de seus incentivos, uma forma de cumprir esse objetivo.

A presença japonesa em Manaus é tão estratégica que existe até um consulado japonês em Manaus! E que já incluiu uma visita da princesa Mako na cidade (leia a reportagem no link abaixo)!

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2018/07/24/princesa-mako-chega-a-manaus-para-celebrar-110-anos-da-imigracao-japonesa-no-brasil.ghtml

E assim, as empresas japonesas geram vínculos entre o Brasil e o Japão, deixando sua marca na Amazônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s