Conforme mencionado no post do restaurante Himawari de Manaus, essa é uma tentativa de uma série de posts sobre a Amazônia. Dessa vez, vamos falar sobre a Zona Franca de Manaus.
Criada em 1957 com o objetivo de estimular a economia na região amazônica, a Zona Franca passou a atrair grandes empresas para instalarem seus parques industriais em Manaus.
E um grupo de empresas se destaca: as japonesas. Honda, Toshiba, Sony, Yamaha, Panasonic e Citizen são algumas das companhias que estão instalados em Manaus.
Apesar de não ser a nacionalidade mais representada entre as empresas instaladas na ZFM, as companhias japonesas representam entre 18 e 25% do faturamento.
Instalados desde os anos 1970 na região, os empresários nipônicos buscam ampliar sua presença no país e alcançar novos mercados. Por isso, vêem na ZFM, através de seus incentivos, uma forma de cumprir esse objetivo.
A presença japonesa em Manaus é tão estratégica que existe até um consulado japonês em Manaus! E que já incluiu uma visita da princesa Mako na cidade (leia a reportagem no link abaixo)!
E assim, as empresas japonesas geram vínculos entre o Brasil e o Japão, deixando sua marca na Amazônia.