
Este texto é para quem assistiu o filme “Jardim das Palavras” (Kotonoha no Niwa) de Makoto Shinkai e ficou intrigado com o cenário do filme.
Makoto Shinkai é famoso por seus filmes com cenários realistas e cheios de detalhes, inclusive locais reais do Japão.

Em Jardim das Palavras, o personagem principal aproveita os dias chuvosos para faltar na escola e ficar no parque. Lá, ele encontra uma misteriosa mulher que passa o dia sem fazer nada e os dois acabam desenvolvendo um tipo de amizade. De forma torta, começam uma estranha conexão.
O tal parque é o Shinjuku Gyoen, famoso parque de Shinjuku.

E de fato, o parque é real e os cenários retratados no filme são fiéis ao original, inclusive os bancos em que os dois protagonistas se encontram.
O parque era originalmente um jardim imperial e não podia ser visitado pelo público geral. Hoje é aberto ao público mediante uma taxa de entrada.
E, realmente, é um dos parques mais bonitos de Tóquio.

Possui um pequeno Jardim Botânico, grandes áreas com cerejeiras (sakura), jardim japonês e uma parte com jardim em estilo francês. Tudo meticulosamente bem cuidado.
Para quem está em Tóquio (ou pretende ir), vale a pena a visita, especialmente na época do Hanami (floração das cerejeiras que ocorre entre o final de março e meados de abril).


Vale a pena também ver os filmes de Makoto Shinkai, o que inclui Your Name (Kimi no Na Wa); 5 Centímetros por Segundo; e Viagem Para Agartha (Hoshi wo Ou Kodomo).

