O Sucesso de Persona 5

IMG_20180715_185144041 - Copia

Talvez o jogo Persona não seja muito famoso por esses lados, mas no Japão é um fenômeno pop. Desde o primeiro título, lançado lá pelo longínquo ano de 1996, essa série vem ganhando destaque no intenso cenário de games japonês.

Com o lançamento do 5º título, Persona volta a estar em alta no país. Lançado em 2016, com versões para Playstation 3 e 4, Persona 5 é considerado por alguns como um jogo cult, mais alternativo no ocidente, porém, no Japão o jogo é pop mesmo, é popular, faz sucesso entre as massas.

Arcade

Esse é um prédio de fliperama todo decorado com a temática Persona

Para quem não conhece, Persona é um jogo de RPG de batalhas por turno. Entretanto, diferente da maioria dos J-RPG, a história não se passa em ambientes medievais, fantásticos ou futuristas. Normalmente, o enredo se desenvolve na Tóquio atual e envolve o dia-a-dia de adolescentes no final da vida escolar. Por isso você tem que usar smartphone para se comunicar com seus parceiros de batalha, tem que batalhar em Shibuya, gerenciar a popularidade do seu grupo nos fóruns da internet, etc. É tudo muito atual, inclusive são debatidos questões modernas do Japão como o excesso de trabalho e a sobrecarga de atividades dos estudantes. Segue um vídeo pra ter uma idéia:

Talvez esses sejam alguns dos motivos do jogo cativar tanta gente no Japão e hoje ser o carro chefe da ATLUS, empresa pouco conhecida por esses lados. Sem mencionar a parte artística que é um capítulo à parte. A direção artística é da mesma equipe de Catherine (outro grande sucesso da ATLUS no ocidente), e as músicas são simplesmente marcantes, com composições que vão de rock a jazz.

Crane

Jogo de pegar itens em um fliperama.

O sucesso de Persona é tanto que foram feitos animes dos jogos. Recentemente foi lançado o anime do Persona 5, o que foi antecedido de grande campanha de marketing no Japão. Além das animações, foram lançados jogos relacionados (os famosos spin-offs) como um jogo de luta e um jogo de dança!!!??(hã?), e que conta até com a participação da Hatsune Miku (outro fenômeno pop muito peculiar do Japão).

Animate

Animate 2
Uma loja da Animate decorada para o lançamento da animação de Persona 5

A animação já é possível assistir no Brasil através da Crunchyroll. Segue o link: Animê do Persona 5

Lembrando que o Crunchyroll tem a versão gratuita. Vale a pena dar uma conferida.

Segue a abertura do animê:

Vídeo do jogo de luta de Persona:

E o jogo de dança…

O sucesso da trilha sonora é tanto que teve até turnê:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s