Talvez o jogo Persona não seja muito famoso por esses lados, mas no Japão é um fenômeno pop. Desde o primeiro título, lançado lá pelo longínquo ano de 1996, essa série vem ganhando destaque no intenso cenário de games japonês.
Com o lançamento do 5º título, Persona volta a estar em alta no país. Lançado em 2016, com versões para Playstation 3 e 4, Persona 5 é considerado por alguns como um jogo cult, mais alternativo no ocidente, porém, no Japão o jogo é pop mesmo, é popular, faz sucesso entre as massas.
Esse é um prédio de fliperama todo decorado com a temática Persona
Para quem não conhece, Persona é um jogo de RPG de batalhas por turno. Entretanto, diferente da maioria dos J-RPG, a história não se passa em ambientes medievais, fantásticos ou futuristas. Normalmente, o enredo se desenvolve na Tóquio atual e envolve o dia-a-dia de adolescentes no final da vida escolar. Por isso você tem que usar smartphone para se comunicar com seus parceiros de batalha, tem que batalhar em Shibuya, gerenciar a popularidade do seu grupo nos fóruns da internet, etc. É tudo muito atual, inclusive são debatidos questões modernas do Japão como o excesso de trabalho e a sobrecarga de atividades dos estudantes. Segue um vídeo pra ter uma idéia:
Talvez esses sejam alguns dos motivos do jogo cativar tanta gente no Japão e hoje ser o carro chefe da ATLUS, empresa pouco conhecida por esses lados. Sem mencionar a parte artística que é um capítulo à parte. A direção artística é da mesma equipe de Catherine (outro grande sucesso da ATLUS no ocidente), e as músicas são simplesmente marcantes, com composições que vão de rock a jazz.
Jogo de pegar itens em um fliperama.
O sucesso de Persona é tanto que foram feitos animes dos jogos. Recentemente foi lançado o anime do Persona 5, o que foi antecedido de grande campanha de marketing no Japão. Além das animações, foram lançados jogos relacionados (os famosos spin-offs) como um jogo de luta e um jogo de dança!!!??(hã?), e que conta até com a participação da Hatsune Miku (outro fenômeno pop muito peculiar do Japão).

A animação já é possível assistir no Brasil através da Crunchyroll. Segue o link: Animê do Persona 5
Lembrando que o Crunchyroll tem a versão gratuita. Vale a pena dar uma conferida.
Segue a abertura do animê:
Vídeo do jogo de luta de Persona:
E o jogo de dança…
O sucesso da trilha sonora é tanto que teve até turnê:
[…] em pequenos festivais e, recentemente, conseguiram gravar um álbum somente com covers do jogo Persona 5 (a trilha sonora é sensacional, quem não ouviu, vale a pena dar uma […]
CurtirCurtir
[…] en pequeños festivales y, recientemente, logró grabar un álbum solo con versiones del juego Persona 5 (la banda sonora es increíble, quien no la escuchó, vale la pena […]
CurtirCurtir